terça-feira, 27 de março de 2007

Menor Que Quem?

Pois é, caros leitores. Como alguns de vocês sabem, esta que vos escreve completou sua maioridade há uma semana (Sim: bolo, guaraná e muito doce pra mim). Período propício para a façanha, já que muito se tem dito sobre a diminuição (ou não) da maioridade penal e - como é de praxe no nosso País Tropical -nada se resolve. Eu, na minha humilde condição de "recém ex-menor", vejo-me tentada a pôr o bedelho no assunto.
Então. De cara, digo que a juventude brasileira anda muito mal vista. No mínimo. Esqueceram o discurso bonito de Sementes Do Amanhã para substituí-lo pelo rótulo para o qual ela é criada, em casa e na escola: "Alienados, dirijam-se à direita. Rebeldes, pra esquerda. E façam fila, por favor".
Exemplos disso são as regras confusas do convívio Jovem X Sociedade: Um menino de dezesseis anos, digamos, deve (ou não) se responsabilizar por um crime, mas não pode responder por seus atos se for a um bar com os amigos. Negligência do pai, da mãe e/ou do dono do bar. E pelo menos um desses, pode estar certo, vai responder a processo judicial (no horário comercial, com pausa para almoço e pra novela da tarde). O mesmo moleque não pode dirigir, mas o Estado garante seu direito de eleger governantes - deixando sempre claro que não acredita na maturidade dele pra tamanho ato cívico (o próprio Brasil esculhamba todo o seu processo eleitoral...). E como se não bastasse o bafafá, a mídia de entretenimento ainda engrossa o caldo dos estereótipos da juventude, com suas gírias iradas que, tipo assim, piram o cabeção de toda a galera. Caraca, meu.
No fim das contas, a grande pergunta não é se o adolescente tem (ou não) que pagar pelos crimes que supostamente cometeu. Agora, o que ninguém sabe e todo mundo quer saber é:
Menor, ainda vá lá. Mas menor que quem?
A autora adianta a resposta: menor que a mídia, que os rótulos, que as tradições, que a bur(r)ocracia, que o Estado, que o senso comum, que o sistema educacional e - por que não? - menor de idade.

8 comentários:

Mayara Luma Maia Lobato disse...

olha o bloguizinho! não, não combina comigo falar desse jeito!hahahahaha. menor porra nenhuma.. hehe. esse Brasil não sai do lugar mesmo! muito bom teu texto;o)

:**

Guto Lobato disse...

aehioehaieaiehioehaioehaioheioa

a parte das gírias foi a melhor! hahahahahahahaha muito fooooda, fiquei rindo sozinho, 8 horas da manhã, aqui em casa =P

"bur(r)ocracia"... curti!!! excelente texto ophiucus, objetivo e bem-sacado!

parabens! =*******

Andres Pascal disse...

texto legal. queria poder comentar mais sobre essa fase da minha vida...todos os medos, as frustrações, as aspirações...mas faz tanto tempo, nem me lembro mais =p.

seguindo a máxima de que todo jornalisma deve ter um blog...vc está bem encaminhada

bjos

Lívia Mendes disse...

camila para presidente! =)

Tyara de La-Rocque disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tyara de La-Rocque disse...

Cami Cami Cami! Gostei do seu texto!

A ironia e as gírias...sua kra! Vi vc falando!!! rs!
Parabéns!

:*

Anônimo disse...

Eu ainda não havia adicionado teu blog?
Bem, agora já.

Luciana disse...

Por isso que eu sou de menor e não estou nem aí.Mas falando sério, é realmente tentador falar de política?O Brasil enveredou por um caminho e se perdeu.Ai ai...
Beijos querida.